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Alimentos Oleaginosos

domingo, 07 de outubro de 2018 às 17:13:58

O que são alimentos oleaginosos e o que ela oferece?

 

Em primeiro lugar, um pequeno fato etimológico: a semente de oleaginosa vem da palavra latina Oleum, que significa “óleo”. De fato, as oleaginosas são alimentos vegetais que extraem óleo. Isso inclui nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, pistaches, azeitonas ou sementes, como abóbora, linho, gergelim, cola, girassol, etc.

 

As oleaginosas em particular oferecem proteínas vegetais, fibras, muitos minerais, magnésio, potássio, ferro, cálcio, zinco, cobre, selênio e vitaminas B e E. As amêndoas, por exemplo, têm um conteúdo muito alto de vitamina E e ômega 9.

 

Recomenda-se comer um punhado de oleaginosas todos os dias, porque elas são boas para sua saúde.

 

Outros benefícios:

 

Vários benefícios estão correlacionados com o consumo de oleaginosas, o consumo diário ideal para que não ocorra o ganho de peso é em torno de 25-30g do alimento.

 

Por ser um alimento muito rico em fibra, as oleaginosas possuem o papel de elevar a saciedade, evitando que haja o consumo excessivo de outros alimentos, principalmente açúcares e gorduras ruins.

 

As oleaginosas também podem ajudar a controlar o diabetes mais facilmente, uma vez que são ricas em fibras, diminuem a taxa de açúcar no sangue, que para esses indivíduos é muito perigoso. Pois o açúcar em excesso pode causar hiperglicemia induzida.

 

Muitos estudos têm demonstrado que o consumo diário de oleaginosas, diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta o nível de colesterol bom (HDL), pela sua riqueza em gorduras boas, o que de fato é muito bom para sua saúde cardiovascular!

 

Hoje, os profissionais recomendam uma ingestão diária de 25 gramas de oleoaginosas diariamente. Dessa forma você pode combinar suas oleaginosas no café da manhã com uma taça de iogurte com frutas. Ou até mesmo no lanche da tarde, como um snack para passar a vontade daquele docinho. 


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